terça-feira, 26 de maio de 2015

Fotógrafa registra transexuais cubanos

A fotógrafa registrou transgêneros cubanos

A fotógrafa chilena Claudia Gonzalez não gosta de se esquivar. Em seu ensaio “Reassign” ela decidiu abordar dois assuntos cercados de mitos e polêmicas: transsexualidade e Cuba. Com delicadeza e sensibilidade, ela registrou a transformação de transgêneros cubanos de diversas idades. Os homens e mulheres retratados não tiveram suas identidades reveladas.
A série foi preparada com apoio do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba. Após a Revolução comunista de 1959, o regime cubano foi marcado por políticas públicas homofóbicas e transfóbicas. A repressão diminuiu muito a partir dos anos 2000, quando a filha do atual presidente Raul Castro Ruz, Mariela Castro, passou a militar a favor dos direitos LGBT, batendo de frente com seu tio e então presidente, Fidel Castro Ruz. Desde então, os avanços legislativos têm sido marcantes.

O ensaio de Claudia mostra a mudança de gênero num mesmo dia. A ideia é registrar um antes e depois que, embora não seja documental, tem uma importante carga simbólica.


A identidade dos homens e mulheres registrados foi preservada

Cuba tinha uma legislação que punia a homossexualidade e a transexualidade
Os direitos de cubanos LGBT tiveram avanços significativos recentemente





A fotógrafa ao lado de algumas obras desse ensaio

Fonte:http://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário