segunda-feira, 1 de junho de 2015

Drag-se: a nova geração drag que veio para ficar

drag-se 3
A cultura drag é revolucionária, underground, e nunca foi tão mainstream. Com a explosão de popularidade do programa RuPaul’s Drag Race – que acaba de promover sua primeira convenção drag nos EUA – e novos artistas surgindo a cada festa, fica impossível ignorar o tamanho e a relevância desse fenômenos social. A cada paetê, a vida de alguém se transforma, e é isso que o projeto Drag-se – de que já falamos aqui – vem mostrar.
Drag-se é uma série para o YouTube que acompanha a vida de treze artistas da nova geração de drags cariocas. Com financiamento da RioFilme e de doações através do Catarse, a série vai mostrar o quanto a criação de personagens artísticos afeta o cotidiano desses jovens, ao mesmo tempo em que molda e reflete o debate crucial pela diversidade no meio – e no mercado – LGBT.
No dia 23 de abril o estilista Fernando Cozendey colocou o elenco do Drag-se na passarela da Casa de Criadores, em São Paulo, para o lançamento de sua última coleção. Foi o estilista que abriu o desfile, usando um poncho onde se lia “Inferno aqui”, explorando o universo das transformações corporais e cirurgias plásticas. A coleção “T” (transitar, transgredir, transcender, transformar-se) aborda vivências que fogem à heteronormatividade, e contou com oito drags do projeto, em mais um dos desdobramentos que a ideia teve.
A série será lançada em Junho, mas a première ocorrerá no dia 30 de Maio, no clube carioca La Paz, em ritmo de festa. As boates estão entre os principais cenários da série, que mistura editais de maquiagem e performances musicais com os episódios documentais sobre o cotidiano desses artistas, o que faz essa festa tão apropriada para a série vir à luz.
É difícil prever se o mercado continuará aberto a esse tipo de arte por muito tempo, mas é evidente que as transformações nessa geração serão eternas. Em uma época de disputa por espaços de militância e de debate entre o que é político e o que é entretenimento, a vocação das drag queens para fazer essa ponte nunca foi tão importante. E isso é motivo de celebração.
Acesse o canal do Drag-se no YouTube clicando aqui. A festa de lançamento da série ocorrerá no La Paz club, no Rio de Janeiro, no próximo dia 30. Todas as informações estão disponíveis no evento do Facebook. Você pode acompanhar todas as notícias sobre o projeto curtindo a página do Drag-se, e vale lembrar ao público carioca que eles também estarão na Fabulosa - a festa d‘Os Entendidos – do dia 05 de Junho, que contará com a presença da drag queen americana Laganja Estranja.

Fonte: http://www.revistaforum.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário