Fique sabendo que uma amostra de sua saliva seguida de dois passos simples permite que você saiba se você é positivo ou negativo para o HIV. Isso tudo em apenas 20 minutos!!!
E de quebra pode ser feito no conforto e na privacidade da sua própria casa, se assim desejar.
É um método prático, seguro e eficaz, sem sangue e sem dor.
Digo isso porque semana passada realizei o teste e achei super tranquilo e confiável inclusive, já que sou soropositivo e queria ver como era o método, é claro que o resultado foi positivo, mas não custa tentar né ?! Brincadeira pessoas, foi só pra ver como funcionava mesmo. No final do post tem uma fotinha do meu autoteste.
O autoteste de fluido oral funciona assim: seu corpo naturalmente combate às infecções produzindo anticorpos. Este teste detecta os anticorpos que combatem o vírus HIV presentes na saliva entre os dentes e gengivas.
Vantagens:
- É o teste mais prático e simples do mundo.
- A tecnologia é de última geração, utilizada em vários laboratórios e hospitais do mundo.
- Sua precisão é superior a 99,9%.
- É seguro, pois o HIV não está presente nos fluidos orais mas sim nos fluidos corporais. O que está presente no fluido oral e que detecta o HIV são os anticorpos que são produzidos mediante infecção pelo HIV.
Atualmente essa tecnologia só está disponível no Brasil através do projeto A Hora é Agora, em Curitiba/PR. Os interessados que residam na capital paranaense podem baixar o aplicativo ou utilizar o site ( www.ahoraeagora.org) para fazer o cadastro e obter as informações necessárias sobre o teste, prevenção e como proceder para solicitar o mesmo, que pode ser retirado na farmácia popular no centro de Curitiba ou ser enviado pelos correios para o endereço declarado pelo interessado no cadastro.
Mesmo que ainda tenhamos o autoteste de fluido oral disponível somente em Curitiba, inicialmente, acredito que esse é o primeiro passo para avaliar e mensurar a aceitabilidade dessa estratégia no país e a recepção das pessoas, sobretudo as pertencentes às populações chave, a essa nova tecnologia. Precisamos avançar nas tecnologias e quebrar mitos e paradigmas que nos fazem retroceder frente à epidemia de aids, o mito da testagem é um deles. Se testar é acima de tudo praticar o autocuidado.
O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, doDepartamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), o Grupo Dignidade, a Universidade Federal do Paraná e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS UNAIDS Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário