terça-feira, 16 de junho de 2015

Uma mãe completa

Passeando pelo mundo virtual materno me deparei com o ensaio gestante dessa mulher linda.
Bastou um primeiro olhar pra ter certeza de que aquela era uma Mãe Onça.
Lá estava naquelas fotos a Lulu, cheia de confiança, força e charme…e sem as suas duas pernas.
Sentada na cadeira de rodas ela transmitiu o quanto estava pronta pra ser mãe e inclusive pra encarar o parto natural que ela sonhava em ter.
Vejam só que maravilha!
lulu-1
Essa semana, dia 8 de junho, o lindo Derick nasceu e eu fui logo falar com essa mulher incrível pra trazer essa história linda pra vcs!
Oi Lulu! Antes de mais nada, PARABÉNS pela chegada do seu filho Derick! Muito leite e aconchego pra vc!

Conta pra gente um pouco sobre a sua vida atual.
Idade, onde mora, profissão, se é casada etc

Oi Mari! Obrigada!
Me chamo Lurdes Soares e tirei o apelido Lulu de um filme que assisti na adolescência chamado “Eternamente Lulu “.
Tenho 33 anos, moro em Várzea Grande no Mato Grosso.
Moro com minha mãe e minha irmã.
Trabalho em um hospital em Cuiabá como atendente de Call Center.
Estou em um relacionamento há 8 anos.

Como aconteceu a sua deficiência física?
Perdi minhas pernas quando tinha 7 anos em um acidente.
Fui atropelada e caí com o corpo na calçada e as pernas no asfalto.
Um caminhão passou em cima das minhas pernas  e os médicos tiveram que amputar as duas…

Durante a sua vida toda, como vc lidou com essa deficiência? Vc se sentiu limitada pra muitas coisas ou isso sempre foi um desafio a mais?
A verdade é que foram as pessoas que tiveram que aprender  a lidar comigo.
Quando criança se eu queria brincar de esconde esconde eu ia brincar.
As outras crianças que tinham que se adaptar a brincar comigo.
A deficiência nunca foi um limite, sempre foi um desafio a mais. Nunca permiti que me deixassem no canto.

Quais coisas durante a vida disseram pra vc que vc não poderia fazer e vc encarou, fez e provou o contrário?
Foram tantas… desde coisas simples, como pegar um ônibus sozinha.
Trabalhei por dois anos em duas empresas diferentes indo e voltando de ônibus.

Como a maternidade chegou pra vc? Vc sempre quis ser mãe, planejou engravidar?
Sempre quis ser mãe mas não planejei engravidar agora.
Fiz uso de um mesmo anticoncepcional durante 7 anos e estava mudando de medicamento quando aconteceu o Derick.

Em algum momento vc se questionou se seria uma boa mãe?
Sempre tive questionamentos sobre isso, como acho que todas as mães tem, mas nunca me questinei como mãe pelo fato de ser deficiente.

Houve qq orientação ou particularidade na sua gravidez pelo fato de vc não ter as pernas?
Nada, tudo normal. Só confesso que me aproveitei um pouco mais da situação, por as pessoas me mimarem mais que as outras grávidas rs rs rs…

De onde veio seu desejo de ter um parto normal?
Do instinto de fêmea que sou!
Queria sentir e ver meu filho vir ao mundo!
Tinha vontade de superar expectativas.

Os médicos acharam ok sua vontade de ter parto normal ou acharam que por algum motivo vc não poderia? Te indicaram cesárea? Se sim, pq motivo?
Passei por vários médicos. Todos me falaram em cesária…
Me davam mil e uma explicações para não tentar o normal:
postura do meu corpo por ficar muito tempo sentada, bacia que não abriria etc.

Foi difícil achar uma equipe que topasse fazer seu parto normal humanizado? Na sua região existem muitas equipes?
Foi difícil,não temos muitas equipes por aqui. Até  que encontrei o médico perfeito e humanizado, Dr Víctor Rodrigues, meu herói!
Eu nem sabia que existia doula até eu engravidar….Elas foram verdadeiros anjos nessa minha conquista!
[Nota da Mãe Onça: se vc tb não sabe o que é uma doula, clique aqui 

Afinal, depois dessa preparação toda, como foi a chegada do Derick? Conta pra gente tudo sobre o parto!
Comecei a sentir contrações ritmadas por volta das 20:00 de domingo 07/06.
Falei com minha doula e ela  foi pra minha casa.
Quase 8 horas depois disso, as 03:40 da manhã fomos para o hospital e eu estava com 3 centímetros de dilatação.
Pari o Derick as 14:03 da segunda-feira 08/06/15.
Foram mais ou menos 18 horas de trabalho de parto.
Não tomei anestesia e nem tive nenhuma intervenção médica.
O parto foi uma explosão de sentimentos!
Sorri, chorei, gritei, cantei…
Pari lindamente.
Essa é a coisa mais emocionante na vida de uma mulher, algo divino!

A deficiência teve algum impacto específico no processo do parto?
Minha equipe estava tão preparada pra mim e eu tão preparada para o parto que não fez diferença.

Como foi ver o Derick pela primeira vez?
Lágrimas, lágrimas, muitas lágrimas…
Foi como ver meu coração pulsando fora do meu peito.

Vc pretende ter mais filhos? Se sim, pretende ter outro parto normal?
Sim quero ter mais um. Normal com certeza!!

Vc se considera uma mãe forte, guerreira, cheia de garra? Pq?
Sim me considero, porque pari meu filho, trabalho para sustentá-lo, vou amar, educar e proteger.. e vou fazer tudo isso sentada!

Deixe um recado pras outras mães e diga o que mais vc quiser.
Difícil dar conselhos…
Mas vou falar como mulher sem pensar nas limitações da deficiência:
Se informe, leia, pesquise, procure outra opinião e se empoderem.
Nós sabemos parir e nossos bebês sabem nascer!

PARABÉNS mais uma vez querida Lulu e toda saúde do mundo pra vc e pro Derick!

Deixo vocês, Mães Onça, com essas lindas imagens desse parto emocionante.
Todas as fotos são da Elis Freitas Fotografia


LP1
LP5
LP6
LP8
LP9
LP10

Nenhum comentário:

Postar um comentário