quinta-feira, 30 de abril de 2015

Em vídeo, casal narra transição de filho transgênero de cinco anos

Após transição, Mia se tornou Jacob (Foto: Reprodução/NBC)
Após transição, Mia se tornou Jacob (Foto: Reprodução/NBC)

Um vídeo no qual um casal emocionado narra a transição de Jacob, seu filho transgênero de apenas cinco anos de idade, já foi visto por quase 11 milhões de pessoas desde sua publicação na última segunda-feira (20). O depoimento de Mimi e Joe Lemay faz parte de uma série de reportagens do programa “Nightly News”, do canal NBC. Assista ao vídeo.
Segundo o casal, desde muito pequena a criança demonstrava um senso de inadequação, pedindo para trocar de roupa várias vezes por dia, por exemplo. “Acho que ele queria demonstrar seu desconforto com sua imagem, com a forma como estava sendo mostrada ao mundo”, reflete a mãe.
Aos dois anos, Mia passou a dizer que era um menino, mas inicialmente seus pais acharam que era apenas uma fase. “Eu estava confusa e preocupada e esperava que essa obsessão em ser um menino passasse...mas o coração de uma mãe sabe quando uma criança está sofrendo”, diz Mimi.
A aceitação veio enfim no ano passado, após um susto no trânsito, depois de quase sofrer um acidente. Ao pensar na possibilidade de perder Mia, a mãe imaginou que, se tivesse que morrer, a criança deveria antes ser feliz sendo quem realmente é.
Desde então, a mudança foi aceita com naturalidade em sua casa. Um episódio marcante, contam os pais, foi quando compraram uma fantasia de príncipe encantado, e finalmente viram o agora filho mais feliz do que nunca. “Ele estava simplesmente radiante. Estava realmente feliz naquele momento, sendo visto da maneira como queria”, emociona-se Mimi. “O orgulho era visível em seu rosto”, lembra o pai.
O passo seguinte seria a transição fora da família. Os pais dizem que, ao assistirem ao vídeo de outro casal narrando uma história parecida, decidiram mostrar o depoimento ao filho. No final, perguntaram se ele queria fazer o mesmo, se tornar realmente um menino e ganhar um novo nome. “Não posso. Posso ser quem eu quero em casa, mas tenho que ser Mia na escola”, foi a resposta que levou a uma troca de escola. “É isso que eu quero. Quero ser um garoto sempre. Quero ser um garoto chamado Jacob”, comemorou o filho.
Após a transição, os pais dizem que pela primeira vez o menino começou a rir de verdade, encarar as pessoas e considera-las suas amigas. “Percebi o quanto ele saiu de sua concha. E que ele nunca foi realmente Mia. Aquilo era uma ilusão minha”, afirma a mãe.
Não poderia pedir um filho melhor, ele é maravilhoso”, elogia o pai. “Quero que ele saiba o quanto tenho orgulho dele, o quanto acredito que ele é corajoso e o quanto, não importa o que aconteça, estou ao lado dele. Eu o amo, e sempre amarei”, conclui Mimi.

Fonte:http://www.g1.globo.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário